quinta-feira, 3 de julho de 2008

Você Sabia?

CHC 164 - Dezembro de 2005
Animais que só moram no CerradoNesta edição você vai conhecer alguns bichos que habitam o Cerrado, uma área de vegetação mista que ocupa milhões de quilômetros quadrados de nosso território. Apresentaremos a você os mamíferos do Cerrado – animais importantes para o equilíbrio ecológico, mas que estão ameaçados de extinção com a destruição do lugar em que vivem. Por falar em lugar para viver, descubra também que o nosso planeta nem sempre foi da forma como é hoje e que continua passando por mudanças. Não deixe de conferir ainda a história dos tipos sangüíneos, o que faz um epidemiologista e a razão pela qual o nariz do cachorro é gelado! Divirta-se!
Sabe quem escreveu? Fui eu!

A partir de agora, você vai esperar com ansiedade a chegada da CHC nas bancas, na sua casa ou na escola. Sabe por quê? Porque em 2006 não tem para ninguém: Rex, Diná e Zíper decidiram que você vai realizar aquele antigo desejo de abrir a revista e... encontrar um texto seu, com fotos, ilustrações e, claro, seu nome em letras garrafais! Quer participar? Então, confira as instruções que estão na edição de dezembro!

Sopa de letrinhasQual é o seu tipo de sangue? A, B, AB ou O? Positivo ou negativo? Não sabe? Não tem problema: um simples exame de sangue mostra qual é. Mas você pode estar se perguntando o que tudo isso quer dizer... Então você precisa ler este artigo da CHC 164! Você vai aprender o que são os tipos sangüíneos e qual a diferença entre eles, além de descobrir como funciona a doação de sangue, um ato que pode salvar muitas vidas!
Por que o nariz do cachorro é gelado?

Se você já tocou o focinho de um cachorro, percebeu que ele está sempre gelado, mesmo que esteja um calor de lascar. Pois saiba que o focinho gelado do cão é sinal de saúde! É que esses animais regulam a temperatura do seu corpo por meio da respiração. Mas como é que eles mantêm o nariz sempre geladinho? Isto é o que você descobre nesta edição!
Eles só moram no Cerrado e só lá!
Já ouviu falar de tuco-tuco, catita e rato-candango? Estes são alguns dos bichos só encontrados no Cerrado – uma região com cerca de dois milhões de quilômetros quadrados e que cobre até dez estados brasileiros. Na matéria de capa da CHC de dezembro, você vai conhecer 18 espécies que só vivem lá, a maioria de mamíferos roedores. Aproveite e descubra qual é a importância desses animais!
Terra, planeta mutante!Geleiras na Amazônia, jacarés nadando no pântano do Pólo Norte e palmeiras no Alasca. Dá para acreditar? Pois era assim o nosso planeta Terra há milhões e milhões de anos. Desde sua formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos, a superfície do planeta se transformou bastante. Isso acontece porque ela é dividida em cerca de 20 pedaços que se movimentam – as placas tectônicas – e é sobre algumas delas que estão os continentes. Saiba mais sobre essas transformações na CHC deste mês!

Nenhum comentário: