domingo, 27 de julho de 2008

Capela Rainha do Tabuleiros

Município de : Cidade de Capela
A Rainha dos Tabuleiros:Texto e Fotos: do capelense Lizaldo VieiraCapela é um município que se localiza no território Leste Sergipano, e fica a cerca de 67 Km da capital Aracajú. Assentado numa região conhecida por seu relevo bem acentuado,é formado por colinas compostas de grandes áreas planas nas partes mais altas e localizadas entre regiões de vales, chamadas de "tabuleiros". Capela ganhou a alcunha de "Rainha dos Tabuleiros", por seu vigoroso desenvolvimento do início do século XX, em especial na década de 50, quando se destacava pela agrícola, com destaque para a produção açucareira, tendo inclusive forte influência política na região.
Os primeiros registros sobre a história da cidade datam de 1735, e falam sobre o povoado originado pela ocupação das terras do entorno da capela de Nossa Senhora da Purificação, construída por Luiz de Andrade Pacheco e sua mulher, Perpétua de Matos França, donos das terras conhecidas por "Tabuleiro da Cruz", onde hoje fica o município. Um filho padre constrangido pela enorme distância até a igreja mais próxima, no pé do banco (Siriri) motivaram o casal a doar as terras e mais 100 mil réis para a construção da igreja, que deu origem ao município. Inaugurada em 1737 junto com um cruzeiro, o grande número de festejos daquela igreja, atraiu as primeiras famílias ao redor da pequena capela, destruída em 1824.
Em 1813 o povoado foi transformado em vila, passando a denominar-se Nossa Senhora da Purificação de Capella. Já em 1835 recebeu o status de município, sendo desmembrado de Santo Amaro das Brotas, hoje município vizinho. E finalmente em 1888, torna-se oficialmente cidade, passando então a se chamar somente Capela.
Uma parte peculiar da história de Capela, foi a passagem de Lampião pela cidade por duas vezes, datadas de 1929 e 1931. Nas duas ocasiões sua chegada causou um grande rebuliço na pacata cidade. Não foram poucos os assaltos e extorções feitas pelo grupo de cangaceiros liderados por Virgulino. Reza a lenda que na segunda passagem dele pela cidade, boa parte da população, inclusive mulheres, se armaram e se esconderam nas torres da igreja, recebendo o grupo e seu líder a bala. Ficou marcada uma frase dita por Lampião: "Vamos embora dessa cidade que aqui até os santos atiram". Depois da passagem pela cidade, o bando se instalou por muito tempo nos seus arredores, levando terror a quem vivia e passava por ali.
Hoje com cerca de 27,3 habitantes, Capela aos poucos vem recuperando seu crescimento, mesmo que de forma bem mais lenta do que na época de seu auge, mas há ainda muita coisa a fazer para alcançar o mesmo nível de crescimento que deu destaque a cidade na década de 50.
Com o declínio da cultura de cana-de-açúcar, carro chefe do desenvolvimento da cidade, e a falência de suas 3 usinas, santa clara, proveito e vassoura a cidade estagnou-se economicamente, onde segundo pesquisas realizadas a cidade alcançou o índice de mais de 60% das população não tem emprego, nem mesmo sazonal o que levou a mesma a perder o fôlego do crescimento e a forte influência econômica e política que detinha na região. Onde, perdera consequentemente o título de Rainha dos Tabuleiros, sendo agora alcunhada de “princesa” título este que as atuais administrações tentam recuperar, ao buscar o resgate do desenvolvimento que a cidade obteve no século passado, agora com base nos recursos minerais.
Seu perfil econômico atualmente é baseado na agricultura, pecuária de corte e leite, além do comércio. Os maiores desafios: saúde, saneamento básico, emprego e infra-estrutura, não muito diferente de outra cidades do país. Seus pontos fortes: boa estrutura de educação, forte comércio e serviços (bancos, telefonia) e boa localização, a beira da rodovia BR 101.
Conhecida por ter a maior festa de São Pedro do Nordeste, Capela atrai milhares de turistas todos os anos, em especial nos meses de Maio e Junho, para os preparativos e para a festa que ocorre no dia 29 de Junho, dia de São Pedro. Dentre as atrações da festa se destacam a "Festa do Mastro" e a Guerra de Espadas (tipos de busca pés).
A cidade não possui um sistema de transporte regular. O pouco transporte dentro do município é feito através de ônibus mantidos pela prefeitura, para o transporte de estudantes, que saem dos povoados para a sede e que são utilizados também pela população dos mesmos mais distantes para chegar ao distrito sede.Já a ligação da cidade com a capital Aracajú e os municípios vizinhos, é feito por cooperativas de transportes alternativos e os taxi-lotação, além da empresa regular Rotasul, que mantém uma linha regular para Aracajú, e que sofre forte concorrência dos alternativos.

Nenhum comentário: