terça-feira, 29 de julho de 2008

Mais de 20% da área de mangue já foi devastado


Mais de 20% do ecossistema de mangue já foi destruído


A Rede Manglar e suas articulações em 12 países do mundo realizaram diversas atividades em celebração ao Dia Internacional de Defesa dos Manguezais, comemorado em todo mundo. Sob o lema "Não mais morte, não mais miséria, não mais carcinicultura, viva o Mangue Limpo e Sadio!", a rede pretende denunciar publicamente os graves problemas de violações sistemáticas de direitos humanos gerados por projetos de carcinicultura, industriais, pesqueiros, turísticos,expeculação imobiliária, entre outros.
"Nssa época de campanha política é o momento certo de cobrar as soluções políticas para a questão e denúnciar as agressões que os mangues sofrem no cotidiano dos centros urbanos. Deve ser esse també, o momento em que os movimentos sociais e ambientais devem tentar divulgar ao máximo os impactos que esses ecossistemas sofrem em suas regiões, não só aqueles provocados pelos projetos de criação de camarão em cativeiro, mas também pelo setor imobiliário", Lizaldo Vieira do MOPEC. Pois a conservação do ecossistema dos manguezais é vital para a sobrevivência das comunidades tradicionais, que tiram seu sustento daquele ambiente: "Acreditamos que o lucro dos empresários e o empobrecimento das comunidades se configuram como um exemplo de injustiça ambiental e social".
é importante que a poplulação tome consciência sobre a importancia do mangue e realize mutirões de limpeza nos mangues do enterno das cidades.
E priorizar uma pauta para os movimentos sociais entregarem juntamente com uma representação ao Ministério Público Federal para pedir a reparação de danos ambientais causados pelas fazendas de criação de camarão em cativeiro nas comunidades, e dos aternos realizados pela construção civil e pela expeculação imobiliaria. Segundo um estudo publicado em 2005 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), 20% dos mangues do mundo desapareceram nos últimos 25 anos. No México, esse índice chega a 65% nos últimos 20 anos.

Nenhum comentário: