segunda-feira, 21 de julho de 2008

o que precisamos saber sobre o cacto

O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE OS CACTOS
Quem pensa que os cactos são apenas aquelas plantas que resistem à seca nordestina, está enganado. Segundo o Feng Shui os cactos são considerados guardiões, por serem purificadores de ambientes e, de acordo com os especialistas desta técnica milenar, os cactos agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV. Por viverem em regiões áridas e isoladas, os cactos ajudam as pessoas a conhecerem a sua força interna em momentos de solidão. Pelo fato de os cactos armazenarem água (elemento que simboliza sentimentos e emoções) dentro do caule, o mesmo favorece aqueles que se defendem muito das próprias emoções. Os espinhos podem parecer nocivas, mas fazem parte da estratégia de sobrevivência da planta, natural de clima árido e terrenos difíceis, transmitindo proteção e segurança ao seu portador. Tê-las por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que está a nossa volta. Este é um pensamento Feng Shui. Leia sobre a história e o comportamento dos cactos e de que eles precisam no
Os cactacos pertencem a uma família botânica , que chegam a aproximadamente 84 gêneros e 1.400 espécies. São adaptados a terrenos e climas com baixa umidade. Geralmente são plantas suculentas, perenes e espinhosas. Algumas espécies confundem-se com a família Euphorbiaceae. São nativos das regiões semi-aridas, principalmente no sertão nordestino.

Cultivo em vaso
Um bom substrato é essencial podendo ser composto da seguinte maneira: 50% de areia - não de praia, 50% de terra vegetal. Pode ser acrescentado o húmus de minhoca na proporção de um terço do volume de terra vegetal. Os espécimes jovens não devem ser expostos diretamente ao sol o dia inteiro, precisando apenas de luminosidade intensa. A rega não deve ser excessiva, pois pode apodrecer o cacto.
Informações Botânicas
Folhas
Na sua maioria as folhas são modificadas em espinhos, reunidos em um ponto saliente ou deprimido, que constitui a aréola (de onde se originam ramos, folhas, flores, etc.).

Flores
São grandes, andróginas, solitárias ou em inflorescências. Perianto com pouco ou numerosos segmentos, pouco distintos entre si, na forma textura e cor. Androceu formado de numerosos estames com anteras muito pequenas. Gineceu de ovário ínfero, unicolar, formado de vários carpelos com numerosos óvulos, em geral com placenta carnosa.
Fruto
Tipo baga carnosa com muitas sementes de testa membranácea ou óssea. Em algumas espécies os frutos são considerados cápsula carnosa, muito aprecidas por animais, principalmente passores

Nenhum comentário: