terça-feira, 15 de julho de 2008

Rio Serjipe
(Rio Sergipe)
Comprimento: 210 km
Nascente: Serra Negra
Foz:Oceano Atlântico
Afluentesprincipais:
Sovaco, Lages, Campanha, Jacoca, Vermelho, Jacarecica, Pitanga, Poxim, Salgado, Cágado, Ganhamoroba, Parnamirim, Pomomba
O rio Serjipe é um rio brasileiro que banha o estado de Sergipe.
A sua foz, separa Aracaju da Barra dos Coqueiros. Recentemente uma ponte foi construída sobre o seu leito. A chamada ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros que é o último obstáculo do rio até o seu encontro final com as águas do Oceana Atlântica.Características da bacia hidrográfica
Com uma extensão de 210 km, o rio Serjipe nasce na Serra Negra, divisa com o estado da Bahia, atravessando Sergipe no sentido oeste/leste até desaguar no Oceano Atlântico, entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, perfazendo uma área de 3.673 km², o que corresponde a 16,70% do território sergipano.

Principais afluentes
Entre os principais afluentes que compõem a bacia hidrográfica, destacam-se pela margem direita os rios Sovacão, Lages, Campanha, Jacoca, Vermelho, Jacarecica, Pitanga e Poxim e pela margem esquerda os rios Salgado, Cágado, Ganhamoroba, Parnamirim e Pomomba; a Lagoa dos Mastros, o Açude da Macela, em Itabaiana e as Barragens Jacarecica I e II.

Clima
Na bacia do rio Serjipe, como em todo o Estado, predomina o clima quente, com verão seco. No sertão, que corresponde a 58% da bacia, o clima é semi-árido, enquanto na parte do agreste, que cobre 24% das terras, é sub-úmido. Na faixa litorânea (18% da área), o clima é classificado como úmido. As chuvas, normalmente, se concentram nos meses de março e agosto. Na grande Aracaju, a precipitação média anual é de 1.333 mm e a temperatura média anual é de 25,2%°C.

Uso do solo
Ao longo da bacia hidrográfica predomina a ocupação das terras com pastagem, correspondendo a 46% da área física da bacia. Esse fato torna a pecuária uma atividade econômica de natureza predatória, sendo responsável por grande parte do desmatamento. As matas pouco densas ocupam 22,6% da área, enquanto 18,5% estão ocupadas pelas lavouras; 5,1% por florestas; 2,2% por mangues; 2% por áreas urbanas; 1,6% por vegetação de dunas; 1,3% por superfícies com água e 0,7% por áreas expostas (SEPLANTEC, 2002).

Municípios pertencentes à bacia hidrográfica
A bacia hidrográfica do rio Serjipe é constituída por 26 municípios, dos quais oito possuem suas terras inseridas integralmente na área da bacia: Laranjeiras, Nossa Senhora Aparecida, Malhador, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo e Nossa Senhora do Socorro. Os demais estão parcialmente inseridos, destacando-se Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Carira, Divina Pastora, Feira Nova, Frei Paulo, Gracho Cardoso, Itabaiana, Itaporanga d'Ajuda, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Siriri e Ribeirópolis. Ao longo do seu percurso, dezesseis outros rios e vários riachos vão lançando suas águas na calha principal do rio, contribuindo para sua formação e culminando no Oceano Atlântico, por meio de seu extenso estuário.

Principais usos da água
Abastecimento humano através dos rios Poxim, Jacarecica e poços artesianos perfurados na bacia, atendendo a população urbana e rural. As barragens Jacarecica I e II e o Açude da Macela são importantes reservatórios de água para a irrigação de hortaliças e frutas. As atividades pesqueiras artesanais, aqüicultura, recreação náutica, turismo e transporte hidroviário lignado a cidade de Aracaju aos municípios vizinhos. O crescimento urbano e o desenvolvimento industrial submetem a bacia à intensa poluição, resultante dos efluentes domésticos e industriais.

Ocupação urbana
Dos 1.784.475 habitantes do estado de Sergipe (IBGE, 2000), 1.010.523 habitam a área de influência da bacia, o que corresponde a 56,6% da população estadual. Aracaju, capital com 461.561 habitantes, representa 45,67% da população residente na bacia. O rio Serjipe se constitui num importante curso d'água para o desenvolvimento econômico do estado, contribuindo para as atividades econômicas e tornando-se um corredor atrativo para a implantação de empreendimentos nos setores industrial e de agropecuária.

Problemas da bacia hidrográfica
Os principais problemas hídricos e ambientais da bacia são:Grande poluição por lixeiras a céu aberto; deficiência de sistema de esgoto; desmatamento; contaminação por fontes diversas e irregularidades no abastecimento de água; má qualidade da água; uso intensivo de agrotóxicos; desperdício de água; exploração de areia e de argila; queimadas; deficiência de educação ambiental; pesca e caça predatórias e enchentes.

Nenhum comentário: