sábado, 27 de junho de 2009

Sobre Chuí

Chuí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 33º41'28" sul , é hoje o mais meridional do Brasil, emancipado em 1997 do município de Santa Vitória do Palmar, situado na fronteira com o Uruguai e a uma longitude 53º27'24" oeste, estando a uma altitude de 22 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6.165 habitantes.

Geografia
Sua população é constituída por brasileiros, uruguaios e árabes palestinos, estes últimos muito ligados ao comércio. A economia baseia-se no comércio de fronteira, sendo a venda de produtos alimentícios e de vestuário aos uruguaios nos supermercados e lojas suas principais fontes. Balizados por câmbio favorável, organizam-se excursões em cidades uruguaias para comprar gêneros no comércio local.
O município brasileiro de Chuí separa-se , na parte urbana, de Chuy, município uruguaio, apenas por uma longa avenida, com canteiro central . No lado uruguaio - Chuy - são famosos os "free-shops", que atraem a população brasileira de cidades próximas e de turistas em viagem a Punta del Este, Montevidéu ou Buenos Aires.
Possui uma área de 200,74 km².
O balneário mais próximo é a Praia da Barra do Chuí (pertencente à Santa Vitória do Palmar), recebendo essa denominação em razão da presença do arroio Chuí, localizado no balneáreo. Bem urbanizada, limitada ao sul pelo arroio Chuí, que a separa da Playa de Barra del Chuy, no Uruguai.

História
Alguns meses antes do desembarque do brigadeiro José da Silva Paes na barra do Rio Grande, em 1737, já Cristóvão Pereira havia montado um posto avançado português no Morro de São Miguel, próximo ao arroio Chuí.
Em 1763, tropas espanholas partiram de Buenos Aires e derrotaram os portugueses, estendendo seus domínios até a barra do Rio Grande.
Em 1777, os portugueses retomam seus antigos territórios e celebram com os espanhóis o Tratado de Santo Ildefonso, mediado pelo Papa, segundo o qual ficavam constituídos os Campos Neutrais, uma faixa desabitada de terra que se estendia do Taim até o Chuí, de forma a evitar um confronto direto entre os colonizadores portugueses e espanhóis.
Apesar do tratado, com a criação da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, foram concedidas sesmarias ao oficiais do exército português dentro dos Campos Neutrais.
Após a Independência do Brasil, sobrevieram as guerras da Cisplatina, que resultaram na independência do Uruguai, e as campanhas contra os caudilhos uruguaios Oribe e Rivera. A situação das fronteiras permaneceu confusa. A solução definitiva somente viria com o tratado de limites entre Brasil e Uruguai, celebrado em 12 de outubro de 1851, pelo qual a nação vizinha aceitou a incorporação dos Campos Neutrais Chuí-Taim ao território brasileiro.

Nenhum comentário: