sábado, 13 de junho de 2009

Educação Ambiental

Educação Ambiental
Mas o que é Educação Ambiental?
Educação Ambiental tem muitas definições:
Garrett Hardin, ecologista americano, diz que um cidadão do mundo moderno precisa:
*ler e escrever;
*compreender e usar números; e
*compreender e usar de modo sustentável os complexos sistemas ambientais dos quais fazemos parte.
Há muitas maneiras de definir a Educação Ambiental:
a) Educação Ambiental é a preparação de pessoas para a sua vida enquanto membros da biosfera;
b) Educação Ambiental é o aprendizado para compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas ambientais na sua totalidade;
c) Educação Ambiental significa aprender a ver o quadro global que cerca um problema específico - sua história, seus valores, percepções, fatores econômicos e tecnológicos, e os processos naturais ou artificiais que o causam e que sugerem ações para saná-lo;
d) Educação Ambiental é a aprendizagem de como gerenciar e melhorar as relações entre a sociedade humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável;
e) a Educação Ambiental significa aprender a empregar novas tecnologias, aumentar a produtividade, evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar novas oportunidades e tomar decisões acertadas.
A Educação Ambiental, portanto, está diretamente ligada a nossa forma de vida como um todo: desde o que comemos, como moramos, o que vestimos até o que consumimos. Nossa postura frente ao cotidiano, nossas maneiras e até mesmo o nosso trabalho estão diretamente ligadas à Educação Ambiental.
Segundo Garrett Hardin a Educação Ambiental não substitui ou ultrapassa as disciplinas acadêmicas; precisa e aplica todas elas. Frente a um problema sócio ambiental qualquer, é provável que precisemos de alguns subsídios de história, economia, geologia, engenharia, estatística, ciência política e sociologia. E os profissionais envolvidos podem contribuir com idéias, combinando-as de forma criativa, integrando-as, considerando-as sob novas perspectivas e dando-lhes novas aplicações. Quem se engaja no processo acha-se intelectualmente excitante e diretamente útil na solução real de problemas urgentes. Descobre uma área nova, super-abrangente, que abarca a compreensão da complexidade, da beleza e da coerência do todo.
Desta forma tão bem explicada por Garrett Hardin fica fácil de percebermos que a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma multidisciplinar confirmando, assim, a necessidade de globaliza-la em português, matemática, ciências, etc., bem como nas áreas desenvolvidas no pré-escolar (afetiva, cognitiva, etc.).
A primeira Conferência intergovernamental em Educação Ambiental realizou-se em 1977, em Tbisili, na Geórgia, URSS. Considerando que todas as pessoas deveriam gozar do direito à Educação Ambiental, a Conferência mencionada decidiu serem as seguintes as finalidades, os objetivos e os princípios orientadores da Educação Ambiental:
AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
a) ajudar a fazer compreender, claramente, a existência da interdependência econômica, social, política e ecológica, nas zonas urbanas e rurais;
b) proporcionar, a todas as pessoas, a possibilidade de adquirir os conhecimentos, o sentido dos valores, as atitudes, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente;
c) induzir novas formas de conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, a respeito do meio ambiente.
AS CATEGORIAS DE OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
a) consciência: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirir consciência do meio ambiente global e ajudar-lhes a sensibilizar-se por essas questões;
b) conhecimento: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirir diversidade de experiências e compreensão fundamental do meio ambiente e dos problemas anexos;
c) comportamento: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a comprometerem-se com uma série de valores, e a sentir interesse e preocupação pelo meio ambiente, motivando-os de tal modo que possa participar ativamente na melhoria e na proteção do meio ambiente;
d) habilidades: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirir as habilidades necessárias para determinar e resolver os problemas ambientais;
e) participação: proporcionar aos grupos sociais e aos indivíduos a possibilidade de participar ativamente nas tarefas que têm por objetivo resolver problemas ambientais.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A Educação Ambiental deve:
a) considerar o meio ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e criados pelo homem, tecnológicos, sociais, econômico, político, técnico, histórico-cultural, moral e estético;
b) construir um processo contínuo e permanente, começando pelo pré-escolar, e continuando através de todas as fases do ensino formal e não-formal;
c) aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada;
d) examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista do local, regional, nacional e internacional, de modo que os educandos se identifiquem com as condições ambientais de outras regiões geográficas;
e) concentrar-se nas situações ambientais atuais, tendo em conta também a perspectiva histórica;
f) insistir no valor e na necessidade da cooperação local, nacional e internacional para prevenir e resolver problemas ambientais;
g) considerar de maneira explícita, os aspectos ambientais nos planos de desenvolvimento e de crescimento;
h) ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais;
i) destacar a complexidade dos problemas ambientais (sócio ambientais) e, em conseqüência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver problemas;
j) utilizar diversos ambientes educativos e uma ampla gama de métodos para comunicar e adquirir conhecimento sobre o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades práticas e as experiências pessoais.
Mensagem final:
Uma educação , que não seja ambiental, não é educação de modo algum.

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