segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lizaldo Eleito Para a comissão eleitoral da RMA 2009 em S. Paulo

IASB é reeleito para compor a coordenação nacional da Rede de Ong’s da Mata Atlântica - RMA

Coordenação Nacional e Conselho Fiscal 2009-2011 -

Foi na X Assembléia Geral, ocorrida no dia 23 de maio em São Paulo, que a Rede de ONG's da Mata Atlântica - RMA elegeu a sua nova coordenação.
Com a presença de aproximadamente 60 pessoas, Renato Cunha (GAMBÁ/BA) e Paulo Pizzi (Mater Natura/PR) foram eleitos os novos coordenadores, geral e institucional, respectivamente, do biênio 2009 - 2011.
Na ocasião foi criada uma comissão, formada por Analuce Freitas (TNC/PR), Lizaldo Vieira (MOPEC/SE) e Maurício Ruiz (INST. TERRA/RJ), para facilitar a organização do processo eleitoral. De acordo com o artigo 19 do regimento interno da rede que reza sobre o processo eleitoral, a eleição ocorreu por região para Conselho de Coordenação Nacional e para o Conselho Fiscal.
A Coordenação Nacional da RMA é composta por 3 regiões, onde há predomino da Mata Atlântica. O Estado de Mato Grosso do Sul está inserido na região Sul. Desta forma, o IASB foi eleito como coordenador titular da Região Sul, representando todas as instituições sul-mato-grossenses. Além disso, foi escolhido como Elo estadual, responsável pela mobilização, organização de eventos e busca de novas filiadas para a rede. Este será o segundo mandato do IASB, eleito pela primeira vez em 2007.
Os nomes para titulares e suplentes do Conselho da Coordenação das três regiões (Sul, Sudeste e Nordeste) apresentados e aprovados pela assembléia foram:

SULTitular: MIRASERRA (RS)
Suplente: AMECA (SC)
Titular: IASB (MS)
Suplente: ANAMA (RS)
Titular: MATER (PR)
Suplente: PAU CAMPECHE (SC)
SUDESTETitular: IPEMA (ES)
Suplente: ASSOC. ECOLOGICA FORÇA VERDE (ES)
Titular: COPAIBA (SP)
Suplente: INST. ECOSOLIDARIO (SP)
Titular: AMDA (MG)
Suplente: ESPAÇO COMPARTILHARTE (RJ)
NORDESTETitular: STV BRASIL (RN)
Suplente: FURPA (PI)
Titular: GAMBA (BA)
Suplente: FLORA BRASIL (BA)

Titular: APAN (PB)
Suplente: CASA VERDE (CE)
Para o Conselho Fiscal, as instituições apresentadas e aprovadas pela assembléia foram:
SULTitular: ASSECAN (RS)
Suplente: FUCONAMS (MS)
SUDESTETitular: INSTITUTO TERRA (RJ)
Suplente: VIDÁGUA (SP)
NORDESTETitular: IESB (BA)
Suplente: MOPEC (SE)

Após a eleição dos conselhos, os representantes das instituições eleitas se reuniram e aprovaram por unanimidade a indicação de Renato Cunha (GAMBÁ/BA) e Paulo Pizzi (MATER NATURA/PR) para a nova coordenação geral e institucional da RMA.
Ao assumir o cargo, Renato Cunha agradeceu os votos de confiança dedicados a ele e garantiu a realização de ações para o desenvolvimento da RMA. "Nessa nova gestão, a coordenação deve estar presente em vários momentos porque a situação atual necessita de mobilização e articulação entre ONGs e outras redes. Uma gestão de mais pessoas participando.", afirmou o novo coordenador geral.
Ainda seguindo a pauta da assembléia foram aprovadas as novas instituições filiadas à RMA, o relatório de atividades da gestão de 2007 - 2009 e o relatório financeiro referente aos anos 2008 e 2009 (até o mês de abril).

A Rede de ONGs da Mata Atlântica

A Rede de ONGs da Mata Atlântica - RMA é uma associação sem fins lucrativos, que congrega mais de 300 instituições nacionais e internacionais com atuação no bioma. A sua história se confunde com a própria trajetória da preservação do bioma. A Rede, criada durante a Rio-92, atua junto a governos, instituições e a comunidade no sentido de formular ações concretas pela proteção da Mata Atlântica.

Nenhum comentário: