segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sucos Garotada Feliz ( direto do Yahoo em 20/07/009)



As crianças da vida moderna são vítimas da distância cada vez maior que se vive da natureza, do natural, do nutricional.
Um pacto com as doenças, a obesidade, a constipação, os distúrbios de atenção, de digestão, de respiração e de pele já virou 'papo normal' entre pais e educadores.
E tudo começa na mais tenra infância, quando a seiva multisabor do seio materno é substituída por uma mamadeira com substâncias completamente estranhas à nossa natureza metabólica e enzimática: leite de bezerro (que já nasce com 10 kg), maizena, farinha láctea, açúcar...
Outro dia assisti a uma mãe que acabou de dar para seu filho de 9 meses aquela papa de potinho e em cima uma mamadeira de suco de fruta diluído em água e adoçado. Ou seja, além do alimento cozido (de difícil digestão) um líquido para diluir, fermentar e dificultar mais ainda a digestão: nenhum bebê merece.
Doces são drogas que enganam o paladar de crianças em idade de crescimento. São guloseimas COZIDAS com AÇÚCAR. Mas, enquanto os alimentos crus adicionam cálcio (sais minerais - mineralização) ao metabolismo e estimulam a digestão e a ação das bactérias benéficas, por serem anzimáticos e probióticos, os doces cozidos ou adoçados na forma de chocolates, vitaminas, mingaus, biscoitos, etc. empacam a digestão e promovem um massacre na microbiota (flora) intestinal benéfica. E mais, sobrecarregam o pâncreas e o fígado, roubam cálcio dos ossos e dentes, enfraquecem a imunidade e causam disbiose intestinal, promovendo um bolo fecal fétido, seja compacto ou diarréico.
O que é mais perverso nessa história é que adultos, e em especial crianças em idade de crescimento, procuram os doces por necessidade de cálcio. Na natureza o cálcio confere sabor doce às frutas que o contêm: mangas, morangos, banana, jaca, melancia e o próprio leite são abarrotados de cálcio.
Assim, o açúcar é um impostor, que artificialmente substitui o paladar das fontes naturais e saudáveis de cálcio, mas que age no organismo de forma inversa: reduz a absorção do cálcio e ainda furta esse mineral dos ossos e dentes.
Crianças podem e devem ser atraídas para o mundo do crescimento saudável (sustentável) por meio do colorido mágico, dos aromas e sabores estonteantes das frutas.
Assim, para finalizar o papo e iniciarmos a prática, sugiro iniciar bons hábitos (ou transformação de hábitos) pelos sucos, purês e mousses de frutas frescas e cruas, com adição zero de açúcar.
O fantástico da maioria das receitas a seguir é a presença do coco verde que nos oferece o leite vegetal mais perfeito da natureza, como também do nosso querido, amado, salivado, digestivo, desintoxicante, vitalizante: limão.
Assim, elas são uma sugestão de consumo diário, principalmente ao longo do dia (não durante as refeições principais), atraindo as crianças para este antigo e novo universo, trazendo inúmeros benefícios à saúde e crescimento das crianças.
Bem, quem faz 1 suco, faz 2, 3 ou 10. Portanto, todo mundo sai ganhando!
MAÇÃ COM HORTELÃIngredientes: 1 cenoura, 1/2 maço de folhas de hortelã, 4 maçãs e 1 limão. Preparo: picar as maçãs (sem descascar) e bater no liquidificador com as folhas de hortelã e o limão usando o socador de cenoura. Coar e servir imediatamente.TANGERINA COLADAIngredientes: água e polpa de 1 coco, 6 tangerinas tipo morgote e 1 colher chá de semente de erva-doce deixada de molho por 30 minutos em água de coco. Preparo: espremer o sumo das tangerinas. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir imediatamente.UVA COM GIRASSOLIngredientes: 1 kg de uva roxa e 100 g de semente descascada de girassol hidratado por 8 horas em água filtrada ou água de coco. Preparo: prensar as uvas em coador de tela grossa (panela furada 3*), retirar as sementes em excesso e bater no liquidificador com o girassol. Servir sem coar. Outra forma de preparo é bater as uvas no liquidiflcador usando a função pulsar. Coar em peneira e bater no liquidiflcador com o girassol. LIMONADA DE CAQUI Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 6 caquis, suco de 1 limão. Preparo: bater todos os ingredientes no liquidiflcador. Coar em tela grossa (panela furada 3*) e servir imediatamente.
MANGAJÁIngredientes: água e polpa de 1 coco, 4 mangas e 1 maracujá. Preparo: picar as mangas e bater no liquidiflcador com a água e a polpa de coco e metade da polpa do maracujá. Adicionar a outra metade da polpa do maracujá, sem bater. Misturar e servir imediatamente.ÁGUA DO CONDEIngredientes: água e polpa de 1 coco, 1 fruta-do-conde, 1 limão e baunilha em fava. Preparo: passar a fruta-do-conde inteira em coador de tela grossa (panela furada 3*). Bater o creme obtido no liquidificador com os outros ingredientes e servir imediatamente. (*) Panela furada é uma expressão criada pela Ana Branco, uma das pioneiras na propagação da alimentação crua e viva no Brasil. Nada mais são que coadores de pano que tornam o preparo dos sucos mais rápido, higiênico e prático.- A panela furada 1 (em organza), tem poros bem estreitos e é usada somente para coar o suco luz do sol.- A panela furada 2 tem poros de cerca 1 mm, indicada para coar sucos em geral. É a mais versátil de todas. - A panela furada 3 tem poros de cerca de 2-3 mm, indicada para coar frutas macias que não precisam ser liquefeitas como a fruta-do-conde, a melancia, a jaca mole, a uva e a goiaba.Texto e receitas extraídas e adaptadas do livro Lugar de Médico é na cozinha do Dr. Alberto Gonzalez (Editora Alaúde), que está disponível para venda, juntamente com as panelas furadas 2 e 3, na loja do site. Confira aqui!
Atenção: REPRODUÇÃO SOMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DA EDITORA ALAÚDE OU DO AUTOR.
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros Alimentação Desintoxicante e Lugar de Médico é na cozinha - ambos editora Alaúde, o que possibilitará a prática da alimentação crua e viva com muita consciência e responsabilidade.
Ação Maçônica Internacional - AMI

Nenhum comentário: