quinta-feira, 23 de julho de 2009

Consumo Consciente

Consumo Consciente
Quinta, 23 de julho de 2009, 10h10 Atualizada às 10h23
Gastos com produtos verdes devem crescer em 2010

Antonio Gaspar
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Pesquisa realizada com consumidores de sete países mostra que 73% dos brasileiros ouvidos têm intenção de gastar mais com produtos verdes em 2010. Na média, as pessoas ouvidas se disseram dispostas a despender 37% a mais com esses bens no próximo ano. No que diz respeito à imagem corporativa, 77% dos que participaram do levantamento nos diversos países consideraram importante ou muito importante uma empresa ser 'verde'.
A pesquisa, conduzida pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), com participação das agências WPP Landor Associates e Cohn & Wolfe, representada no Brasil pela Gaspar & Associados, verificou a opinião dos consumidores em relação às iniciativas verdes nos mercados dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Brasil, Índia, Alemanha e França.
Ainda que os consumidores considerem os produtos verdes mais caros, 73% dos chineses, 78% dos indianos e 73% dos brasileiros disseram pretender gastar mais com eles nos próximos anos. O porcentual varia de 8%, no Reino Unido, a 37%, no Brasil.
"À medida que os mercados chinês, indiano e brasileiro amadurecem para potências globais,o apetite de seus consumidores por produtos ambientalmente responsáveis também amadurece", diz o vice-presidente da PSB, Scott Siff. "O fato de os consumidores de todos países dizerem que gastarão mais em produtos verdes no próximo ano apresenta uma excelente oportunidade de negócio para as empresas em tempos de recessão global."
De acordo com os pesquisadores, a preocupação com o meio ambiente é mais elevada entre brasileiros e indianos. Nos outros países, o foco está na economia. Para 48% dos brasileiros o desflorestamento é questão mais importante. Brasileiros, ingleses e franceses consideram que seus países estão na direção errada ao lidar com o meio ambiente.
Convidados a listar as marcas brasileiras que mais possuem ações verdes, os consumidores apontaram as seguintes empresas, pela ordem: Natura, Azaléia, Unilever, Microsoft, Pão de Açúcar, Blue Tree, Fiat, Toyota, Lojas Americanas, Casa de Pão de Queijo, Tim.

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