quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ações Comunitárias em Defesa do Meio Ambiente

Ações comunitárias
Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 13h21
Oceanos recebem 14 bilhões de quilos de lixo

P. Carvalho
O governo do Estado de São Paulo fará uma ofensiva para reduzir a poluição em áreas de litoral. Na Baía de São Vicente será realizado, neste sábado, dia 23, o Mutirão Mar Limpo, que tem o objetivo de sensibilizar comandantes de embarcações, marinheiros, sócios de marinas e iates clubes, usuários de garagens náuticas, navegantes, mergulhadores praticantes de esportes aquáticos e náuticos das baías de Santos e São Vicente para a importância da preservação do meio ambiente.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, coordenadora da iniciativa, durante a ação, os participantes vão recolher lixo flutuante, como garrafas PET e sacos plásticos. Um plástico jogado no mar pode significar a morte de um animal marinho. A idéia é que isso se torne uma prática comum. Os principais poluidores de áreas costeiras (77% do lixo marinho é proveniente de fontes terrestres) são moradores das cidades litorâneas e turistas. Levantamento da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostra que, por ano, os oceanos recebem 14 bilhões de quilos de lixo.
A Sabesp vem participando de ações de educação ambiental em cidades do litoral paulista. Em São Vicente, ela participa do projeto Educando na Água, de inclusão de crianças e adolescentes. Por meio do esporte, jovens praticantes de modalidades como o surfe são orientados no sentido da cidadania e da preservação ambiental. Participam de programas de proteção ambiental, torneios, intercâmbios, palestras, gincanas ecológicas, entre outros.
Por meio do Programa Onda Limpa, a Sabesp realiza um programa de saneamento na Região Metropolitana da Baixada Santista da ordem de R$ 1,2 bilhão. A meta é ampliar a coleta e tratamento de esgoto de 53% para 95%, com a execução de 1.175 quilômetros de redes coletoras, construir 101 estações elevatórias de esgoto, sete estações de tratamento e emissários submarinos, coletores-tronco, interceptadores e realizar 120.454 ligações domiciliares em Santos e Praia Grande.
O Mutirão Mar Limpo é resultado de uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente do Estado com o Iate Clube de São Vicente e conta com o apoio das prefeituras de Santos, Guarujá, São Vicente e Ilhabela, Capitania dos Portos, Sabesp, Cetesb, polícia ambiental, marinas, associação de operadoras de mergulho e Revista Náutica.
DiárioNet

Nenhum comentário: