terça-feira, 21 de julho de 2009

Reflexão sobra a nossa ação contra a natureza

REFLETINDO NOSSA AÇÃO SOBRE A NATUREZA – Por- Liz Aldo Vieira
AO FALARMOS DO MEIO AMBIENTE OU DA NATUREZA, DEVEMOS SEMPRE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO TUDO QUE NOS RODEIA TAIS COMO:
Calor, frio, terra, ar, águas, animais, vegetais o próprio ser humano, pois constituem os chamados recursos naturais. Os seres humanos, mesmo sendo animais dotados de consciência e conhecimentos são parte da natureza e por sinal, os que mais usufruem da mesma, a partir do instante em que utilizam os diversos recursos naturais para ter a garantia de sua sobrevivência. Mesmo assim o homem ainda assimilou ou não observou que é preciso entender que os recursos naturais são limitados, e se não soubermos reconhecer esses limites no manuseio de forma correta,ou então, todas as formas de vida estarão dentro de pouco tempo, comprometidas, não sobrando quase nada para as atuais e as futuras gerações. A degradação ambiental da água, da terra, do ar , dos biomas e toda biosfera, estão com um grau muito elevado de extinção.
As mudanças climáticas já começam a dar os primeiros sinais dos graves problemas causados pelo ser humano, como resultado da sua agressiva relação com o meio ambiente como enchentes, secas, terremotos, vulcões etc.em varias regiões do mundo e do próprio Brasil. Só que, não basta só ficar na constatação dos fatos, sem uma conseqüente reflexão sobre a realidade do meio ambiente, é preciso é fundamental que haja ações de todas as partes, dos poderes públicos e principalmente dos cidadãos para mudar essa realidade dramática de desequilíbrio ambiental a que assistimos nos últimos tempos. Para tanto é preciso a soma de esforços na criação e execução de projetos sócio-ambienatais, que inibam as queimadas, o desmatamento, o uso indiscriminado de agrotóxicos,a poluição das águas, do ar , da atmosfera, enfim que sejam executadas políticas de desenvolvimento sustentável e ambiental com o objetivo claro
De reverter o atual quadro de degradação ambiental, com adoção de mais responsabilidade com as florestas, a produção limpa, o consumo consciente e aplicação de uma educação ambiental comprometida com os cidadãos do futuro.

Nenhum comentário: