sábado, 20 de dezembro de 2008

sobre o rio sergipe

Sobre o Rio Sergipe - Por Lizaldo Vieira
Quanto a nascente do rio Sergipe, nota-se uma certa polêmica, uns dizem que situa-se na serra da Boa Vista, em Poço Redondo, e outros afirmam que o rio nasce nas fraldas da serra Negra, na Bahia. Porém, todos concordam que a sua bacia possui uma grande importância histórica e sócio-econômica para o Estado, foi por ela que se desenvolveu o Estado, no seu leito escoava toda a produção açucareira e todas as riquezas do Estado, “nenhum dos vales sergipanos, nenhum dos grandes e históricos rios representou papel tão permanente e tão amplo como o rio Sergipe”, escreveu Luiz Antônio Barreto, Diretor do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura.São aproximadamente 210 km até o mar, sendo alimentado por doze rios e vinte e cinco riachos, sua bacia drena 16,7% do Estado, o que representa 3.673 km2, abrangendo vinte e seis municípios sergipanos, sendo assim a maior, mais importante e mais povoada bacia de domínio estadual, onde se encontra a maior concentração industrial, e também o maior índice degradação e de problemas ambientais.
Seus principais afluentes são: rios Ganhamoroba, Cotinguiba, Sal, Pitanga e Poxim.A bacia do rio Sergipe fará parte de um programa de revitalização que o Governo do Sergipe vai realizar a partir de 2010. É a mais importante do Estado, servindo para áreas produtoras de cereais e cana-de-açúcar e a criação de gado, como também para o abastecimento de água da região metropolitana de Aracaju, através dos seus afluentes Poxim e Pitanga.A região metropolitana de Aracaju, localizada na foz do rio Sergipe, é a área de maior desenvolvimento industrial do Estado.
Rio Sergipe passa por 26 municípios do Estado, e em toda sua extensão recebe poluição urbana. Ao chegar em Aracaju tem a poluição aumentada ao receber a poluição dos esgotos domésticos, comercial e industrial. "As pessoas na sua grande maioria ainda não se deram conta do problema do rio Sergipe e são poucos os que se preocupam verdadeiramente com a revitalização do rio que herdou o nome para o estado de Sergipe. No entanto, é preciso que todos comecem a se preocupar e se questionar ‘o que verdadeiramente está acontecendo com esse importante rio?
Diagnósticos realizados na Bacia apontam os principais problemas sócio-ambientais do rio: desmatamento, esgoto sem tratamento, assoreamento, lixo, bombeamento da água para irrigação.etc. “A situação atual complica-se também do ponto de vista da disponibilidade, uma vez que o desmatamento, aliado à degradação do solo, provoca irregularidade no abastecimento de águas das sedes municipais e comunidades rurais, devido principalmente a uma cadeia de eventos formada pelo aumento do escoamento superficial, pelo assoreamento dos mananciais superficiais e pela diminuição dos reservatórios subterrâneos. Somente 34% do esgoto de Aracaju é tratado. Os 66% restantes são jogados diretamente na rede fluvial da capital, que por sua vez vai cair diretamente nas águas do rio. Isso significando um verdadeiro assassinato cotidiano do pobre rio Sergipe.

Nenhum comentário: