quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Encontro Sergipano de educação Ambiental

APRESENTAÇÃO
O Encontro Sergipano de Educação Ambiental promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de SE (GEPEASE) e pelo Projeto Sala Verde – UFS, a ser realizado no período de 10 à 13 de dezembro de 2008, propõe a reflexão sobre os Diferentes olhares e perspectivas em Educação Ambiental nos âmbitos formal, não formal e informal no estado.
Pretende agregar pessoas que vem estudando, pesquisando, e trabalhando com Educação Ambiental formal e não formal, e ou que tenham interesse na temática a apresentarem suas propostas bem como participar de um momento de reflexão coletiva na perspectiva de construção de novos rumos à atuação na Educação Ambiental no estado de SE.
Em um contexto onde a sociedade vive uma crise de âmbito social, ambiental e moral, onde os princípios da ética que preserva a vida têm dado lugar aos critérios estabelecidos pela sociedade do consumo, e da fragmentação, ocasionando cada vez mais ações que impactam o ambiente em que vivemos, consideramos que Sergipe, como todos os demais estados brasileiros necessita unir os diferentes segmentos da sociedade no intuito de propor ações, mudanças no estilo de vida da sociedade e políticas públicas no sentido de promover mudanças de paradigma ambiental.
O futuro de todos os seres vivos depende da mudança sobre como se vive no mundo hoje. Faz-se necessário ultrapassarmos o antropocentrismo e aprendermos através da alfabetização ecológica como viver em contato com a natureza não mais hierarquicamente, mas com a percepção de que fazemos parte de tudo o que é vivo, reaprendendo a olhar para o planeta como gaia.
Considerando que a Educação é um dos principais caminhos à este aprendizado, convidamos a todos (as) interessados (as) em participar do I Encontro Sergipano de Educação Ambiental.
As discussões realizadas pelos especialistas e participantes do congresso, servirão como base de propostas e projetos a serem desenvolvidos na Educação Ambiental Formal (nas escolas e faculdades) e não formal (projetos nos diferentes segmentos sociais), bem como às políticas públicas a serem encaminhadas ao poder legislativo do Estado para serem apreciadas e futuramente efetivadas pelo poder público. Neste sentido é fundamental a participação de todos (as) interessados (as), nesse evento a fim de construirmos coletivamente alternativas para a vida profissional e pessoal, além do fato de que cada um (uma) representa uma grande contribuição na mudança necessária.

Nenhum comentário: