terça-feira, 30 de dezembro de 2008

HISTÓRIA DO CLUBE SPORTIVO SERGIPE

História do Club Sportivo Sergipe
O CLUB SPORTIVO SERGIPE, foi fundado no dia 17 de outubro de 1909,tendo surgido, uma semana depois do primeiro clube esportivo de Aracaju o Cotinguiba Esporte Clube, depois de uma dicidencia com o proprio cotinguiba. Dedicado exclusivamente aos esportes náuticos. Existe até hoje de que o Sergipe nasceu de uma facção de Cotinguiba, que, contrariada com o nome dado a este Clube, em homenagem ao rio que banha a Capital Sergipana, resolveram imediatamente convocar os "dissidentes" para fundar outro clube, com o verdadeiro nome do rio que é, realmente, "Sergipe". Entretanto, embora pareça lógica esta versão, as minuciosas pesquisas (inclusive o testemunho de um dos fundadores do C.S.Sergipe, o Sr. JOSÉ COUTO DE FARIAS) não comprova este fato. A verdade é que havia a necessidade de outro clube de regatas a fim de que este esporte se desenvolvesse entre aqueles jovens ávidos e emoções novas e desejosos de utilizar o leito do rio tão propício às disputas de um esporte que aprenderam a gostar, quando em contactos no Sul do País. Assim, comandados por Adalberto Ribeiro Monteiro e mais Euclides Porto, Adalgiso Rosal, José Couto de Farias, Tancredode Sousa Campos, Américo Silva, Francisco Bessa e outros que a história não registrou; reuniram-se no dia seguinte da fundação do Cotinguiba, no meio dia de 11 de outubro, na sede da Associação Comercial e deliberam que, no domingo seguinte, dia 17, seria fundado o CLUB SPORTIVO SERGIPE. E foi o que aconteceu! Novamente no mesmo horário, e no mesmo local anterior, Aquele grupo de jovens idealistas fundavam o Clube cujas cores representavam vigôr, vontade de vencer, progredir. Sua diretoria foi assim organizada:
PRESIDENTE: Tancredo Sousa Campos. VISE-PRESIDENTE: José Victor de Matos. 1º SECRETÁRIO: José Couto de Farias. 2º SECRETÁRIO: Adalberto Ribeiro Monteiro. TESOUREIRO: José Fernandes de Oliveira. ORADOR: Hemetério Gouveia. DIRETOR DE REGATAS: Américo Silva.
Na comissão Fiscal figuravam os Srs. Dr. Alexandre Lobão, Cel. Terêncio Sampaio e Jucundino Sousa Filho. Como presidente de honra foi escolhido o Coronel Lourenço Pinto Monteiro. Nascia naquele momento o CLUBE SPORTIVO SERGIPE, cujo destino histórico o tornaria o maior Clube Esportivo do Estado. A turma rubra não perdeu tempo entrando logo em ação, encomendando barcos, arrumando local para a sede, angariando novos sócios e levantando fundos financeiros para a efetivação dos planos. Os frutos não tardaram a aparecer: Em janeiro de 1910 era "batizado" o primeiro barco rubro com o nome "NEREIDA". Em 08 de janeiro de ano seguinte debaixo de muito entusiasmo e muitas festas inaugurava-se a sede do Sergipe. Era apenas uma pequena garagem, construida no bairro da fundição (atual, Avenida Ivo do Prado) às margens do rio Sergipe. Na primeira disputa náutica realizada no dia 11 de junho de 1910, o clube Rubro foi o vencedor, diante do Cotinguiba. O feito foi entusiasticamente comemorado com festas! Este foi o início de muitas outras conquistas com o C.S.Sergipe em memoráveis disputas com o Alvi-Azul, que arrastavam multidões à antiga rua da Frente. Em meados de 1916 surgia o Futebol. Inicialmente foi praticado pelos sócios do Sergipe e Cotinguiba sem distinção clubística, em animados treinos realizados pelos "Team Green" e "Team Black" num campo improvisado da Praça Pinheiro Machado. Somente no final do ano é que oficialmente, os dois clubes resolveram adatar o esporte bretão que transformaria rapidamente o time Colorado no mais popular entre todos e, disparadamente o de maior números de conquistas. A tragetória futebolística do C.S.Sergipe envolve dezenas de campeonatos conquistados, triunfos em torneios locais e interestaduais, vitórias memoráveis sobre campeões de outros Estados e troféus valiosíssimos.
Craques do passado.
Pelas suas equipes de futebol já passaram vários craques de renome em todo Estado e além fronteiras, principalmente na Bahia, que na década de 1940 se alimentava de nossos craques (naquela época simples amadores). Do Sergipe brilharam entre outros no futebol baiano, Zé Grilo, Zaluar, Pirricha, Dário, Arnaldo e Gringo, este imediatamente negociado com o Flamengo do Rio.

Triunfos.
Entre os triunfos memoráveis do Sergipe destacam-se a vitória de 1 X 0 sobre a seleção do Ceará (1926), 4 X 2 sobre o Botafogo Campeão Baiano (1936) 3 X 1 sobre a seleção de Alagoas (1940), a histórica goleada imposta ao Vitória da Bahia por 8 X 2 (1942), 2 X 0 sobre o Bangu campeão carioca(1967) e a vitória Internacional sobre a seleção de novos Argentinos por 3 X 1(1968) no primeiro jogo deste gênero em Sergipe. O Sergipe é o único clube sergipano com batismo em jogos internacionais até o momento além da seleção de novos Argentinos, enfrentou o Sparta da Tchecoslovaquia, Alianza de Lima (Peru) e a seleção de Ghana(África). Foi o primeiro clube do estado a participar do Campeonato Nacional (1972) integrado pela nata do Futebol Brasileiro. O Time Rubro também é o único clube que participou de todos os campeonatos Oficiais, desde o primeiro em 1918.
Base.
O Clube também foi o primeiro a organizar oficialmente uma seção de futebol juvenil (em 1937). Atualmente o departamento de "Juniors" tem merecido atenção especial dos seus dirigentes, colhendo com isto revelações de autênticos craques para o futebol profissional como Joãozinho, Paulinho, Gena, Alex, Lêniton, Sandoval, Elenilson entre outros.
Os presidentes do Clube.
Foram mais de cinquenta abnegados que aceitaram a incumbência de dirigir os destinos do Clube Colorado. A grande maioria deles, contando com o imprescidível apoio dos componentes de suas diretorias, foram responsáveis pela trajetória de conquistas do Clube "Mais Querido" do Estado. Entretanto alguns se destacaram pelo denodo e abnegação com que abraçaram as causas do Clube: Alcebpiades Paes, Nino Porto, Hormindo Menezes, Jeferson Silva, João Bezerra, Péricles Hora, Robério Garcia, Eduardo Abreu e os notáveis Zoroastro(Zozó) Rodrigues, João Hora de Oliveira e, atualmente , o incansável ANTÔNIO SOARES DA MOTA (Motinha), que dirige o Gigante Rubro desde 07 de abril de 1980.
É esta, em resumo, a história do CLUBE SPORTIVO SERGIPE, que, graças a imensa grandeza alicerçada em quase 100 anos de vida, representa a própria história do Futebol Sergipano.

Nenhum comentário: