sábado, 22 de novembro de 2008

Sergipe ambiental

Geomorfologia e Relevo do esatdo de Sergipe
Oitenta e seis por cento do estado apresenta altitudes inferiores a 300m, sendo portanto seu relevo relativamente baixo, se comparado a outros.
Compõem fisicamente o território, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão, de forma mais suave que nos demais estados nordestinos.
Zona da Mata
Ocorrência: baixada litorâneaCaracterística: os rios que seguem para o oceano cortam a unidade, tendo suas várzeas inundadas pelas águas do oceano (25km da foz) deixando os cursos d'água com metros de largura.
Agreste
Ocorrência: interior do estadoCaracterística: agreste e zona da mata formam uma faixa de planícies (150km aproximadamente) vindo a se alargar ainda mais no extremo norte, no vale do São Francisco e na região centro-sul.
Sertão Ocorrência: restringe-se a porção noroeste do EstadoCaracterística: suas altitudes são pouco superiores às demais unidades não ultrapassando os 400 metros.
Hidrografia

Tem como rio mais importante o São Francisco, marcando naturalmente a divisa de Sergipe com o estado de Alagoas; seus principais afluentes no território sergipano são: o Jacaré, o Capivara e o Poxim.
Dos rios que deságuam no oceano Atlântico, alguns merecem destaques como: Vaza-Barris, Serjipe, Piauí Piauitinga e Real (que ficam na divisa entre Sergipe e Bahia).
Seu litoral, em sua porção norte é pontilhado por pequenas lagoas (Seca, Redonda, Camurupim, Catu, de Santa Izabel e Piranduba). Algumas lagoas também podem ser encontradas próximo às margens do rio São Francisco (Caldeirão, da Porteira, do Peixe Gordo e de Cotinguiba).


Hidrovias no Brasil
Clima sergipano é caracterizado como:
Tropical quente e úmido (As) e Semi-árido quente (Bsh), estes dois climas ocorrem no estado, cada um em região distinta.
O tropical quente e úmido incide na porção leste e Zona da Mata; caracteriza-se por apresentar chuvas de outono-inverno resultando em um índice de 1.200mm/ano e temperaturas superiores a 20°C. Já o semi-árido quente é registrado no interior mais especificamente no agreste e sertão. Quanto as temperaturas, estas são elevadas, havendo diferença no regime pluviométrico, 800mm/ano sendo que, em algumas regiões no noroeste do território chega a 600mm.

Vegetação
A região da Zona da Mata, antropicamente bastante devastada, ainda apresenta exemplares da floresta tropical atlantica. Onde se destacal as porções de manguezais e restigas. Nas áreas de Agreste nota-se a vegetação de transição, de floresta tropical para caatinga.
A caatinga, por sua vez, tipificamente encontrada no semiárido ou sertão sergipano ainda são encontradados: cactos, árvores e arbustos da caatinga de medio e pequeno portes próprios do sertão nordestino.

Nenhum comentário: