quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Encontro define ações para proteger a Mata Atlântica
14/11/2008 - 15h38
Por Ascom da Secretaria do Ambiente
O presidente do IEF (Instituto Estadual de Florestas), André Ilha, participa nesta segunda-feira (17/11), às 9h, da abertura da Semana Nacional da Mata Atlântica, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. O evento, que terá participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, tem por objetivo discutir e definir uma política de ação para proteger e recuperar um dos biomas mais ameaçados do país: a Mata Atlântica. André Ilha representará a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, no evento.
A Semana Nacional da Mata Atlântica acontece até a próxima quinta-feira (2011), quando representantes dos governos federal e estadual, além de ambientalistas, participarão de seminários sobre o tema. Após a solenidade de abertura, o presidente do IEF abordará as políticas e ações do Governo do Estado para a Mata Atlântica.
Entre os eventos que acontecerão durante a Semana dedicada à Mata Atlântica estão a reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (19/11); o 3º Encontro do Fórum Florestal Fluminense (18/11); e a realização da 15ª Câmara Técnica da Biodiversidade, Fauna e Recursos Pesqueiros (CTBio) do Conama (20 e 21/11).
A Mata Atlântica recobria, ao tempo da chegada dos portugueses ao Brasil, aproximadamente 90% do território fluminense, englobando a mata propriamente dita e ecossistemas associados, como manguezais, restingas e campos de altitudes. Hoje, no entanto, calcula-se que menos de 17% da superfície do estado estejam recobertos por florestas.
Considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, esse bioma abrange total ou parcialmente 17 estados, onde estima-se que existam 1,6 milhão de espécies de animais, incluindo os insetos. A Mata Atlântica reúne grande quantidade de espécies endêmicas, ou seja, que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Estão catalogadas 270 espécies de mamíferos, dos quais 73 são endêmicas. No total, a Mata Atlântica abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 répteis e cerca de 350 espécies de peixes.
Atualmente, apenas cerca de 6% da área da Mata Atlântica estão protegidos em Unidades de Conservação da natureza.
- É consenso, em nível mundial, que as Unidades de Conservação representam a forma mais efetiva de conservar a biodiversidade no longo prazo. Isso indica a importância de um esforço imediato para proteger todas as principais áreas bem conservadas de remanescentes de Mata Atlântica – disse a secretária Marilene Ramos.






-->

Nenhum comentário: