quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Abacate

ABACATE (Persea americana Miller)



O abacateiro, pertencente à família Lauraceae, é uma frutífera de porte arbóreo, originária das regiões altas e baixas do México e América Central. Devido à sua origem adapta-se muito bem ao clima subtropical, principalmente os cultivares e híbridos das raças mexicana e guatemalense.
Suas flores, embora hermafroditas, apresentam protoginia, pelo que os cultivares são classificados nos grupos A e B. Por essa razão, para assegurar efetiva polinização, recomenda-se o interplantio de cultivares de ambos os grupos. O fruto é rico em proteínas (1 a 3%) e vitaminas A e B e encerra quantidade variável de óleo na polpa (5 a 35%), na maioria ácidos graxos insaturados (60 a 84%), de grande utilização nas indústrias farmacêuticas e de cosmético, com possibilidade de emprego na culinária, sozinho, ou em mistura com o azeite de oliva. Das folhas dos cultivares da raça mexicana e híbridos, que exalam odor de aniz quando maceradas, pode-se extrair óleo essencial, com alto teor de metil chavicol, utilizado na aromatização de alimentos.
O Brasil é o quarto produtor mundial de abacate e São Paulo, o principal Estado produtor. Neste artigo, dados de levantamentos censitários foram utilizados para obter um perfil do produtor de abacate e descrição de suas unidades produtivas (UPAs). Estima-se que, em São Paulo, de 1998 até 2003, existiam 716 mil abacateiros cultivados em 6.503 hectares. A atividade concentrava-se em propriedades consideradas pequenas e com pequenos pomares e empregadores de mão-de-obra familiar, uma característica da moderna fruticultura. Palavras-chave: abacate, área cultivada, fruticultura.

Nenhum comentário: