sábado, 12 de setembro de 2009

sobre aterros e ocupações de mangues em aracaju

ARACAJU: CRESCIMENTO URBANO E DESTRUIÇÃO DOS MANGUEZAIS[1]
Julia Maria de Santana[2]
Edson Magalhães Bastos Júnior[3]
Rosemeri Melo e Souza[4]
Resumo
Resultado do projeto de pesquisa Geração de Ambiências Didáticas em Geografia, este artigo buscou analisar a relação entre urbanização e destruição do ecossistema manguezal no município de Aracaju. Ao longo de sua formação histórica, Aracaju tem desconsiderado a fragilidade ambiental encontrada no sítio onde o município foi assentado. Contemporaneamente, são observadas duas formas de apropriação espacial do ecossistema manguezal com níveis de predação intrinsecamente ligados ao status político-econômico desses agentes, a saber: populações de baixa renda, ao norte da capital sergipana, e ao sul tanto por estas populações como, principalmente, pela indústria da construção civil (para fins de especulação imobiliária).
Palavras-chave: Aracaju, urbanização, manguezal.

Abstract
Resulting of the research project “Didactics Environments at Geography Teaching”, this article analyses the relationship between urbanization and the depletion of mangrove ecosystem at Aracaju, State capital of Sergipe, Brazil. Located at an environmental fragile site, in that city increases an spatial appropriation of mangrove by low income inhabitants, at North zone and construction of high level residences at South zone of the city.
Key-words: Aracaju, urbanization, mangrove

1. Introdução
Um dos elementos definidores do conceito de Geração de Ambiências Didáticas é a relação meio em torno/meio entre, a partir do qual esta concepção
significa elencar as questões e os problemas do meio em torno como suporte ou veículo para os processos educacionais de algum meio entre (uma sala de aula, por exemplo). Isso significa uma valorização dos temas e da cultura do mundo mais proximamente vivido (REGO, 2002: 201).
[1] Artigo resultante do projeto de pesquisa Geração de Ambiências Didáticas em Geografia, concluído em outubro de 2003.
[2] Bacharelanda em Geografia/Universidade Federal de Sergipe. juliajum@yahoo.com.br
[3] Bacharelando em Geografia/Universidade Federal de Sergipe. eddjunior@yahoo.com.br
[4] Profª Drª do Departamento de Educação/Universidade Federal de Sergipe (Orientadora). rome@ufs.br

Nenhum comentário: