Câmara recebe coordenação do Fórum em Defesa de Aracaju
Câmara recebe coordenação do Fórum em Defesa de Aracaju
Seg, 03 de Agosto de 2009 11:45 Fernando Pereira
A coordenação do Fórum em Defesa de Aracaju foi recebida na manhã desta segunda-feira, 3/8, no plenário do Poder Legislativo Municipal, para expor aos vereadores os objetivos deste Fórum, que foi criado há aproximadamente 20 dias, com o objetivo de discutir aspectos relacionados ao Plano Diretor (PD) da capital.
Segundo o coordenador do movimento, o Sr. José Firmo, apesar do pouco tempo de criado, o Fórum já conta com uma significativa adesão de pessoas físicas e diversas entidades representativas da sociedade civil organizada. Na visita à Câmara, além do coordenador José Firmo, estiveram presentes: Lizaldo Vieira, representando Movimento Popular Ecológico de Sergipe (MOPEC), José Néri, representante do CONAL e a senhora Edjanara Borges, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe (SINTUFS).
Questionado sobre o principal objetivo do Fórum, José Firmo informou que é " colocar a população no seio das discussões, abordar os problemas de Aracaju junto à sociedade, conhecer qual o modelo de cidade que a população deseja, destacar a importância do Plano Diretor, para um crescimento ordenado da nossa cidade, e, em seguida, trazer todos os problemas para uma ampla discussão aqui na Câmara Municipal de Aracaju".
Em seguida o coordeandor do Fórum elencou alguns problemas que afligem a população, como por exemplo: construção desordenada, transporte coletivo, saneamento básico, precariedade da moradia, principalmente nos bairros periféricos; além de outros detalhes, os quais, segundo José Firmo, só um Plano Diretor bem elaborado pode por fim.
Firmo garante ainda que, a partir de um trabalho apolítico e bem discutido com toda a população, ficará mais fácil se chegar a um entendimento, e, quando o Plano Diretor chegar para discussão nesta casa política, será aprovado de uma forma que contempla a cidade como um todo e não apenas determinadas áreas da cidade.
Vereadores
Após as explanações, o vereador Emerson ferreira (PT), elogiou a iniciativa do movimento e colocou o seu mandato à disposição do Fórum, mas alertou que a luta será árdua e com certeza a participação ativa da sociedade será importante para que alguns aspectos, que já existem de forma equivocada, sejam amplamente discutidos e os que ainda serão construídos os sejam de forma ordenada, para o bem estar da nossa população.
A vereadora Rosangela Santana (PT) também elogiou a iniciativa, porém deixou claro que, o projeto que hoje existe, foi colocado para a apreciação a participação de toda a sociedade. A parlamentar fez um alerta à coordanação do Fórum, de que, após toda esta discussão, quando o projeto retornar a esta casa, com certeza sofrerá diversas emendas, pois diversos interesses estarão em jogo. "Esta casa estará sempre à disposição dos movimentos populares que buscam melhorar a qualidade de vida da nossa população", afirmou.
O parlamentar Chico Buchinho (PT) também garantiu que estará aberto a todo o tipo de discussão sobre o tema, da mesma forma que esteve em 2007, quando das discussões do Plano Diretor. Para Chico Buchinho, a participação da sociedade civil é fundamental para que chegue à elaboração de um PD que proporcione um ordenamento capaz de mudar para melhor a qualidade de vida da população.
Jailton Santana (PSC), sugeriu que as discussões junto à sociedade serão importantes, pois algumas informações devem chegar aos vereadores o mais rápido possível, já informações tardias só tendem a prejudicar. Santana defende que o PD chegue a este parlamento imediatamente, porém de forma bem discutida e ampla, "pois com certeza vários interesses estarão em jogo, e só aqui nesta casa é que travaremos as discussões no sentido de adequá-lo à realidade da cidade e corrigirmos algumas irregularidades encontradas".
O vereador Nitinho (DEM), acredita que toda e qualquer discussão sobre o Plano Diretor de Aracaju é válida, porém garante que só os vereadores definem as suas diretrizes, com a apresentação das emendas necessárias para as devidas correções. Para o parlamentar a presença da sociedade nas discussões nesta casa é fundamental para que se elabore um PD correto e eficaz para o crescimento ordenado da nossa cidade. "Quero mais uma vez me somar a estas discussões na defesa de Aracaju", destacou.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário