domingo, 24 de maio de 2009

Premio Moto-Serra da RMA

RMA anuncia Prêmios Amigo da Mata Atlântica e Motosserra
Autor: Ascom RMA. Publicado em 22/05/2009.
Notícias da Apremavi >
Anúncio do Prêmio Motosserra
A Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) anunciou nesta sexta-feira, dia 22 de maio de 2009, dia da biodiversidade, durante a solenidade de abertura da Semana da Mata Atlântica, em São Paulo, o Prêmio Amigo da Mata Atlântica 2009 para pessoas que se destacaram na defesa da Mata Atlântica no ano de 2008. O prêmio tem como objetivo dar destaque às essas pessoas, fazer um agradecimento público por seu trabalho e valorizar as causas pelas quais elas trabalham e que são importantes para a conservação da meio ambiente. Na mesma solenidade foram anunciados os vencedores do Prêmio Motosserra. Esse prêmio é um instrumento da RMA e de suas entidades filiadas para denunciar à sociedade pessoas físicas ou jurídicas responsáveis direta ou indiretamente por ações significativas e comprovadas de degradação ambiental.
Prêmio Amigo da Mata Atlântica
Tânia Martins – Jornalista e André Pessoa – Fotógrafo Por coordenarem de forma corajosa, ininterrupta e persistente a campanha em prol da preservação da Serra Vermelha, contra a instalação do Projeto de produção de carvão “Energia Verde” e outros empreendimentos degradadores, contra a grilagem, pelo apoio às comunidades locais e pela criação de uma Unidade de Conservação (UC) na região.(Na foto Tânia Martins e Toni Nogueira que representou André Pessoa). Os representantes da RMA estavam todos de peruca vermelha para pedir a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha.
A Serra Vermelha é uma grande chapada, no Sul do Piauí, totalmente preservada pela última floresta da região, um grande ecótono onde se encontram a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica. O lugar abriga uma das maiores biodiversidades do interior nordestino e foi considerada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade brasileira.
A RMA apóia e clama pela criação de um Parque Nacional da região.
Os resultados do trabalho de Tânia e André são: • Cancelamento do projeto Energia Verde. • Auxílio à abertura do processo de criação de uma UC na região. • Apoio às ações da RMA para a criação da UC. • Desenvolvimento de ações de educação ambiental na região. • Apoio ao reconhecimento da existência de Mata Atlântica na região.
Prêmio Motosserra
Ministro Reinhold Stephanes – Ministro da Agricultura e Senadora Kátia Abreu – Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) Pela acintosa campanha contra a legislação ambiental, em especial o Código Florestal, mais especificamente os artigos que tratam das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e da Reserva Legal (RL). Na foto Miriam Prochnow anuncia os ganhadores do Motosserra. A campanha contra o Código Florestal, coordenada pelo ministro e pela senadora, está sendo feita de forma escancarada, através de declarações na imprensa, palestras e discursos em eventos públicos, lobby da bancada ruralista, manipulação popular e apresentação de propostas de projetos de lei e emendas equivocadas, ao Código no Congresso Nacional. O ministro e a senadora têm apoiado abertamente e sem pudor, iniciativas inconstitucionais e ilegais como o código (anti) ambiental de Santa Catarina, recém aprovado pela assembléia legislativa do estado, que teve a coordenação do governador Luiz Henrique da Silveira, já agraciado pela RMA com o Prêmio Motosserra no ano de 2005. Pior que apoio, na verdade eles têm estimulado que outros estados sigam o mau exemplo de SC. Também pela omissão em desenvolver modelos de produção sustentável para o agronegócio e para a agricultura familiar. Os danos ambientais resultantes dessas ações podem ser: • Possibilidade efetiva de retrocesso na legislação ambiental. • Deseducação ambiental da população, com setores se voltando contra cumprimento da legislação ambiental e apoiando o lobby para as mudanças das leis. • Desmatamento efetivo em todos os Biomas, resultado da campanha contra, mesmo que as propostas anti-ambientais não sejam aprovadas. • Possibilidade de intensificação das tragédias ambientais, conseqüentes das mudanças climáticas, por conta da degradação que poderá acontecer com a eliminação da proteção às Áreas de Preservação Permanente e à Reserva Legal.
Comentários
andré freyesleben ferreira em 22/05/2009 às 20h25parabéns pelas iniciativas. coloco meu nome a disposição para concorrer ao prêmio amigo da mata atlântica em função de ter sidoo responsável pela criação das unidades de conservação federais marinhas em sc, Reserva do Arvoredo e APA de Anhatomirim, pelas ações populares vitoriosas que resultaram na preservação do Pontal da Daniela e Corredor de dunas Ingleses/Santinho e pela preservação do Parque Estadual do Rio Vermelho, trabalho este que desenvolvo até hoje. Mais informações sobre minhas atividades digitando meu nome no google, no site da aliança nativa (fui responsável pelas petições que culminaram com representações ao ministério público federal), etc....etc....abraçosandré
APROMAC em 22/05/2009 às 22h22Embora merecedores do prêmio MOTOSERRA, esse Estéfanes e essa Cátia, entendemos que o PRÊMIO MOTOSSERRA DE 2008 ficou em aberto, pois houve um tremendo CASUÍSMO. Então. Viva para os vencedores do PRÊMIO MOTOSSERRA DE 2009, MINISTRO ESTEFANES E DEPUTADA CÁTIA DO ABREU.

Nenhum comentário: