sexta-feira, 6 de março de 2009

sobre os cinco reinos

A MATA
UMA CASA DE TODOS OS SERES

ATENÇÃO;

VOCÊ ESTÁ ENTRANDO NUMA CASA, DE MUITOS MORADOSRES.

AQUI TÊM TODO TIPO DE INQUILINO, COMO MUITAS MANIAS, ATOS, GESTOS E COSTUMES.

ESSA É MUITO DIVERSIFICADA. TEM MORADOR COM QUE ANDA, VOA,
CORRE, PULA NADA E RASTEJA; GRITA, PIA, ASSOVIA SILVA, TAGARELA.

POR AQUI TEM ELEMENTOS DE TODAS AS FORMAS E ESPECIES.

TEM PUBLICO DE TODOS OS REINOS:

Reino Monera
eres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos ( capazes de fazer a fotossíntese e produzir o seu próprio alimento) ou heterotróficos ( não fazem a fotossíntese e se alimentam de outros seres vivos).
Exemplos: Bactérias e Algas Azuis ( ou Cianobactérias).
Reino Protista
Seres vivos unicelulares, com células eucariontes, podem ser autoróficos ou heterotróficos.
Exemplos: Amebas e Paramércio

Reino dos Fungos (ou Fungi)
Seres vivos unicelulares ou pluricelulares, com células eucariontes. Todos são heterotróficos. Exemplos: Cogumelos e leveduras
Reino Vegetal
Seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos. Exemplos: Musgo, samambaia e margarida.



Reino Animal
Seres vivos pluricelulares, com células eucariontes e heterotróficos. Exemplos: Homem, elefante, barata, …
Pense na menor das bactérias até a maior das baleias. Pense no camelo que vive no deserto e o crocodilo que vive nos alagados. As bactérias, baléias, o camelo e o crocodilo são seres vivos bem diferentes. E esses seres vivos podem ser “arrumados em grupos”.
Foi isso que os cientistas fizeram, com a finalidade de estudar melhor esses seres vivos. Classificaram todos os bichos, plantas, bactérias, algas, cogumelos,… em grupos.
Vamos entender isso melhor?
É muito difícil estudar isoladamente todos os seres vivos conhecidos na Terra. Saber como eles são, onde se abrigam, como se reproduzem, por exemplo, não é uma tarefa fácil.
Na tentativa de entender melhor a evolução dos grupos de seres vivos e suas relações de parentesco, os cientistas fazem a sua classificação. Classificar é agrupar, formar grupos, obedecendo a determinados critérios. Exemplos: Grupo dos macacos (macaco-aranha, sagüi, bugio, etc.); Grupo dos pássaros (curió, canário, pardal, beija-flor, etc.); Grupo dos cães (pequinês, yorkshire terrier, perdigueiro, pastor alemão, etc).

Espécie:
Espécie é um conjunto de seres vivos muito semelhantes e que, ao cruzarem, geram descendentes férteis. Para cada espécie existe um nome científico. Por exemplo: para a espécie do tigre é Panthera tigris. Os nomes científicos foram criados para facilitar a identificação dos espécimes.
Espécies mais aparentadas entre si do que com quaisquer outras formam um gênero.
Os cães ( Canis familiaris) e os lobos ( Canis lupus) são parentes próximos e também muito semelhantes. Assim, todos esses animais foram classificados no gênero Canis.


Categorias taxionômicas
Os seres vivos foram assim classificados em categorias, como se fossem caixas arrumadasuma dentro da outra. Na “caixa” menor temos a espécie - que é nossa unidade de classificação. E na maior das “caixas” temos o Reino .
Então, a classificação acontece assim:
Gêneros podem ser agrupados e formar uma família
O conjunto de gêneros mais aparentados entre si do que com quaisquer outros forma a família. Assim, o cão (Canis familiaris) e animais aparentados a ele, como, por exemplo, o lobo (Canis lupus) e a raposa (Vulpes vulpes) fazem parte da família dos canídeos (Canidae).
Famílias podem ser agrupadas e formar uma ordem
O conjunto de famílias mais aparentadas entre si forma uma ordem. Assim o cão, o lobo e a raposa (da família dos canídeos) e o tigre (da família dos felídeos - Felidae) fazem parte da ordem dos carnívoros (Carnivora).
Esses animais tem várias semelhanças e normalmente se nutrem apenas de carne - daí o nome da ordem. Mas os ursos fazem parte da ordem carnívora e também se alimentam de mel e de frutas e o cão doméstico, come também outros tipos de alimento, além de carne.
Ordens podem ser agrupadas e formar uma classe
Um conjunto de ordens mais aparentadas entre si forma uma classe. Assim a raposa (da ordem dos carnívoros), o rato (da ordem dos roedores - Rodentia), o macaco e os seres humanos (da ordem dos primatas - Primates) e o coelho (da ordem dos lagomorfos - Lagomorpha) fazem parte da classe dos mamíferos - Mammalia).
A característica mais marcante dessa classe é a presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas são desenvolvidas e produzem o leite que alimenta os filhotes.
Classes podem ser agrupadas e formar um filo
O conjunto de classes mais aparentadas entre si forma um filo. Assim, o boi (da classe dos mamíferos), a galinha (da classe das Aves - Aves), a tainha (da classe dos peixes - Osteichthyes), o sapo (da classe dos anfíbios - Amphibia) e a cobra (da classe dos répteis - Reptilia) fazem parte do filo dos cordados (Chordata).
Esses animais são semelhantes porque possuem, na fase de embrião, uma estrutura chamada notocorda, com função de sustentação. A notocorda pode desaparecer ou não. Nos animais que possuem vértebras (vertebrados), como os seres humanos, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionário. Em seu lugar forma-se a coluna vertebral.
Filos podem ser agrupados e formar um reino
O conjunto de filos mais aparentados entre si forma um reino. Assim, o filo dos cordados e todos os outros filos de animais formam o reino dos animais (Animalia).
Os animais são semelhantes porque são pluricelulares, heterotróficos e tem tecidos especializados.

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