quinta-feira, 29 de outubro de 2009

especies animais e vegetais

Espécies animais e vegetais
Pássaro - Sangue de Boi (Ramphocelus bresilius)
O Tië-sangue ou Sangue de Boi (Ramphocelus bresilius) é um visitante comum em áreas abertas e semi-abertas. Somente o macho apresenta esta coloração preta e vermelha; a fêmea tem cores mais escuras. Este belíssimo pássaro come frutas de todos os tipos.

Macaco guigó (Callicebus personatus melanochir)Este primata de tamanho médio (aproximadamente 1,5 kg) vive em grupos familiares parecidos com famílias humanas: pai, mãe e filhos. O pai participa intensamente na criação dos filhos. Os filhos deixam o grupo após chegar a idade adulta. Típico para guigós é o canto do grupo que avisa aos vizinhos a ocupação do território e ele pode ser ouvido há centenas de metros de distância. Alimentam-se de frutas e folhas.

Tatu verdadeiro (Dasypus novemcinctus)
Este pequeno mamífero optou pela estratégia da tartaruga, cobrindo seu corpo com pele endurecida. Pode se enrolar e aumentar ainda mais a proteção. Ele é insetívoro, devorando principalmente formigas. Os caçadores perseguem o tatú por causa da sua carne saborosa. No Ecoparque encontramos também o Tatú-peba (Euphractur sexcinctus) e o Tatú rabo-de-couro (Cabassous unicinctus

Camaleão
As lagartixas da ordem iguana são comumente chamadas de camaleões, pois possuem a habilidade de adaptar a sua cor ao ambiente em que se encontram. Iguanas só existem nas Américas. Centenas de espécies habitam a Mata Atlântica, medindo poucos centímetros ou até mais de um metro (teijú). Você consegue ver o animal na foto?

Caititu (Pecari tajacu)
Este pequeno porco selvagem vive em pequenos grupos na mata e em outros ecossistemas. Comem frutos, raízes e pequenos animais. Glândulas de cheiro nas costas identificam os indivíduos e servem para marcar o território. Comum em toda América Latina.
Bromélias (Aechmea mollis) são plantas epífitas, que se utilizam de outras plantas como suporte. Funcionam como importantes reservatórios de água e moradia de alguns seres vivos, como insetos e sapos.
A Imbaúba (Cecropia cinera) é uma árvore pioneira que contribui com a regeneração e rejuvenescimento da mata. Suas enormes folhas são o alimento preferido da preguiça-de-coleira.

O Bicho Preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) é um dos mamíferos mais raros da América do Sul. Ocorre apenas na Mata Atlântica. Vive solitário, pendurado pelos braços e pernas, com o corpo e a cabeça para baixo, alimentando-se de folhas e frutas. Sua característica mais conhecida é a lentidão. Está ameaçada de extinção por causa da caça e destruição do seu habitat. O Bicho-preguiça comum (Bradypus variegatus) também vive em nossa região.

Mico-estrela ou Sagüi (Callithrix Kuhli) É o menor primata da Bahia, com aproximadamente 450g. Vive em grupos familiares parecidos com os dos Micos-Leões-de-Cara-dourada. Além de frutas, insetos e folhas eles ingerem sucos de árvores. Seus dentes inferiores são especialmente adaptados para raspar a casca e chegar até o suco das árvores. Micos-estrela e Mico-leão-de-cara-dourada podem andar em grupos mistos durante parte do dia. Diversas espécies de sagüis são encontradas em todas as áreas de Mata Atlântica.

Nenhum comentário: