sexta-feira, 10 de outubro de 2008

plano estadual de florestas


GOVERNO DE SERGIPE
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
Construção da Política Estadual de Florestas
Bases
O Estado de Sergipe não possui uma política florestal apesar da grande demanda que a sociedade tem por espécies florestais, para os mais diversos fins: produção de alimentos, geração de energia, construção civil e uso cultural. Não existem dados relacionados à realidade florestal do estado, o que acaba inviabilizando uma formulação e gestão florestal com bases consistentes. Para que o Estado de Sergipe tenha um Plano Estadual de Florestas, será elaborado o diagnóstico florestal com participação da sociedade. Tais estratégias estão sendo garantidas com a formação de Grupos de Trabalho.
Consolidação
Bases para consolidação do Plano Estadual de Florestas no estado de Sergipe.
Grupo de Trabalho 1
Para iniciar o processo de implantação do Plano Estadual de Floresta, a SEMARH está coordenando um Grupo de Trabalho 1, que irá elaborar o texto base, composto pelos profissionais das seguintes instituições:
- Laura Jane Gomes – UFS - Coordenação
- Augusto César Leite de Resende - Ministério Público Estadual;
- Daniel Luís Mascia Vieira - EMBRAPA Tabuleiros Costeiros;
- Fábio Andrey P. S. de Matos – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra;
- Anabel Aparecida de Melo - DEA/Universidade Federal de Sergipe;
- Omar Pinto Monteiro - Sociedade Semear;
- Fátima Maria Dias da Hora – IBAMA;
- Wanderlê Dias Correia - Assembléia Legislativa;
- Arilmara Abade Bandeira – Federação das Industrias do Estado de Sergipe;
- Leila Melo de Matos Rodrigues – ADEMA.
Grupo de Trabalho 2
O Grupo de Trabalho 2 para a implantação do Plano Estadual de Floresta, será composto por vários segmentos da sociedade, ficará responsável pela apreciação do material gerado pelo Grupo de Trabalho 1 e fará os ajustes e adequações de acordo com especificidades locais.
Oficina
Ao final dos trabalhos dos grupos 1 e 2, será realizada oficina para ampliação das discussões e aprimoramento dos resultados gerados pelos grupos de trabalho. Na seqüência, a proposta será encaminhada à Assembléia Legislativa, para apreciação e votação.
Diagnóstico Florestal
Paralelamente aos Grupos de trabalho, será realizado o Diagnóstico Florestal com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa GEF Caatinga e Programa Nacional de Florestas.
Objetivos do Diagnóstico Florestal:
- Mapear a cobertura florestal do estado de Sergipe
- Levantar o consumo e fluxo de produtos florestais bem como a sua importância sócio-econômica
Com os resultados do Diagnóstico Florestal, será realizada uma Consulta Pública visando à elaboração de programas e projetos para o fortalecimento da Gestão Florestal do Estado de Sergipe.

Nenhum comentário: