sexta-feira, 10 de outubro de 2008

acauã

Nome acauão. Científico: Herpetotheres cachinnans (Linnaeus, 1758)Nome em inglês: Laughing falconOrdem: FalconiformesFamília: FalconidaeOutros Nomes: Macauã, AcanãHabitat: Florestas, campos, borda de MatasDistribuição: América do SulAlimentação: Répteis, Cobras
Este falcão mede de comprimento aproximadamente 47 cm. Ocorre em todo o Brasil além do México até a Argentina. Comum em bordas de florestas, capoeiras, florestas de galeria, campos com árvores e cerrados. Se alimenta de lagartos, morcegos e principalmente cobras, das quais tornou-se famoso exterminador podendo capturar até mesmo espécies peçonhentas, mas na maioria das vezes captura espécies inofensivas, como a cobra-cipó. Vive solitário, permanecendo pousado por longos períodos a média altura em árvores isoladas, que ofereçam boa visibilidade. Costuma cantar ao entardecer e ao amanhecer (obs: no qual tem um canto bastante curioso). Faz ninho em cavidades de árvores, podendo se aproveitar de ninhos de outros gaviões. Conhecido também como macauá e acanã. Os gaviões e falcões são muito parecidos entre si. O acauã é um falcão especializado em caçar cobras. Para capturá-las, fica pousado em galhos altos, expostos, de onde patrulha as imediações. Apanha tanto as cobras no solo, como entre a vegetação. Seu formato é único entre os gaviões e falcões (Obs: de fácil identificação visual quando em pouso). Bastante cabeçudo, possui uma máscara negra estendendo-se dos olhos até a nuca. A cauda, longa e negra, possui 5 listras brancas estreitas. O olho é negro, com a pele em volta das narinas e os pés amarelados. Bico negro. As penas do alto da cabeça tanto podem estar abaixadas, formando uma silhueta arredondada, como eriçadas, aumentando o tamanho da cabeça. Em vôo, as asas parecem curtas e arredondadas, pequenas em proporção à cabeça e cauda. Bate as asas de modo especial, rapidamente e em pequena amplitude, parecendo estar fazendo um grande esforço para voar.Cada casal delimita um território de caça próprio (de acordo com o livro de Paulo Zuquim Antas, as medições chegam a valores entre 400 e 2.500 ha). Para demarcá-los, possuem um grito longo, começando com chamados sequenciados, graves e curtos, semelhantes a uma risada, os quais aumentam em intensidade e duração, até chegar à frase final, traduzida como acauã ou macauã (o primeiro “a” ou “ma” separado por um pequeno intervalo). Esses chamados duram vários minutos. Pode ser dado por um indivíduo solitário ou pelo casal em um dueto. O grito é tão alto que cobre a maioria dos sons produzidos na mata. É mais freqüente ao amanhecer ou escurecer, embora possa ser escutado no meio do dia ou à noite. O chamado do acauã tanto é considerado de bom, como de mau agouro, dependendo da região do país. Em alguns lugares, acredita-se que anuncia a morte de alguém da casa, enquanto em outros, a chegada da boa sorte e fortuna. No nordeste do Brasil, diz a lenda que se o acauã cantar em uma árvore seca, o ano será de seca, se for em uma árvore com folhas, a chuva será boa.
Foto: P. Dubois

Vocalizações (Xeno-canto)



Site segue nomeclatura do:
AVES DE RAPINA
• Características Gerais
• Falconiformes: familias
• Strigiiformes: familias
• Cathartiformes: familias
• Métodos de caça / Presas
• Espécies extintas
• Espécies c/ocorrencias irregulares
ARQUIVOS
Artigos / Periódicos
A Observação de Aves
Matérias / Publicações
AUTOR:
Willian MenQ, Maringá-PR, Sou Biólogo Estudante desenvolvo projetos de pesquisa na região noroeste do Paraná atuando nos seguintes grupos: Falconiformes e Strigiformes. Sou grande admiror da natureza, procuro entendê-la e respeitá-la..
VISUALIZAR PERFIL


SITES ASSOCIADOS




Patrocínio:



window.google_render_ad();
CADASTRE SEU EMAIL

Nenhum comentário: