quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sobre construção da sede do refugio de vida silvestre na mata do jundo em Capela

Publicado em: 23/09/2009.
Cehop fiscaliza construção da Unidade de Conservação da Mata do Junco
A Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), vinculada a Secretaria de Estado da Infraestrutura, está acompanhando a construção da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, no município de Capela, a 67 quilômetros de Aracaju. A finalidade da obra é criar condições para proteger e preservar do macaco Guigó, além de realizar estudos ambientais. A obra é uma iniciativa da Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos( Semarh) e a Cehop é o órgão responsável pela fiscalização dos trabalhos.
O projeto de implantação da área de preservação de animais silvestres na Mata do Junco foi elaborado pela arquiteta e urbanista do Rio de Janeiro, Leda Maria Furtado. “A Semarh contratou Leda Maria para acompanhar e fazer o projeto porque ela é uma das melhores especialistas em unidades de conservação - parques, reservas, jardim botânico - do Brasil”, afirmou o engenheiro civil da Cehop, Sérgio Gentil.
Em 2004, o Ministério do Meio Ambiente( MMA) elaborou uma lista com 627 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Em Sergipe, são 16 animais que correm esse risco, dentre eles estão o Guigó e o Guigó-de-coimbra-filho. Essas espécies de macaco só são encontradas nos estados da Bahia e Sergipe, neste último nas cidades de Capela, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Pacatuba, Porto da Folha, Santa Luzia do Itanhy e Umbaubá.
O Refúgio da Mata Silvestre localiza-se em um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado e fica próximo à Rodovia SE-226. No local, serão construídos uma guarita, um estacionamento para ônibus, um centro de convivência de pesquisas, alojamento para pesquisadores, sede administrativa e laboratórios. A área total da obra é de 3,5 mil m² e a construção, orçada em aproximadamente R$ 614 mil, está gerando mais de 50 empregos diretos e tem conclusão prevista para o final deste ano.

Nenhum comentário: