domingo, 15 de fevereiro de 2009

Gestão Ambiental

É preciso qualificar para alferir uma boa gestão ambiental

A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.
À medida que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar o meio empresarial a buscar meios de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional.
O próprio mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias certificações, tais como as da família ISO 14.000, que atestam que uma determinada empresa executa suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.
Em paralelo, o aumento da procura por profissionais especializados em técnicas de gestão ambiental motiva o surgimento de equipes multidisciplinar, e como tal procura fazer da parceria com diversos profissionais um exemplo de qualidade e competência cujo objetivo maior é orientar organizações Públicas e Privadas a planejar suas atividades de forma compatível com a legislação ambiental e com a preservação do meio ambiente, através de projetos ambientais, de controle de poluição, de tratamento de efluentes e resíduos, recuperação ambiental e diagnósticos ambientais.


Programa De Educação Ambiental
Educação Ambiental é a melhor forma de Interação com a Sociedade e de implemento das Ações institucional para a Conservação Ambiental da Bacia do Rio Siriri é parte integrante do meio antrópico que constitui o Projeto Básico Ambiental para a recuperação ambiental do rio.
Este Programa tem o objetivo de atender a legislação ambiental vigente e a política de meio ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID visando a melhoria e ampliação dos serviços públicos de água potável e saneamento de Rosario do Catete e áreas do entorno.
Os trabalhos devem ser conduzidos com vistas à recuperação e preservação dos cursos d’água da bacia, enfocando a importância do rio para os empreendimentos futuros dos meios produtivos e consumidores de água do rio Siriri, cuja finalidade básica é o abastecimento público da região. O referido programa será coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH, através de convênio com a Saneamento de G - SANEAGO e executado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste - ITCO.
Os demais agentes envolvidos no Programa são todos os municípios da bacia do rio João Leite: Anápolis, Goiânia, Goianápolis, Campo Limpo de Goiás, Nerópolis, Terezópolis de Goiás e Ouro Verde de Goiás.
Segue algumas das atividades desenvolvidas durante a execução do Programa D3 – Educação Ambiental: Cursos de Capacitação de Multiplicadores, Oficinas de Educação Ambiental; Palestras Informativas sobre a Barragem e o Reservatório do Rio João Leite; Participação em Eventos Diversos; Concurso de Redação; “APA do João Leite e o Futuro de Nossa Água” (475 redações); Campanha: ”Plante Árvores na APA João Leite e Combata o Aquecimento Global” (2.849 mudas plantadas), Seminários Temáticos e Jornadas Científicas.
Atuar na mudança sócio-ambiental para a sustentabilidade ambiental
Potencializar ações que diminuam os riscos ambientais que envolvam os ecossistemas, contribuindo na implementação de ações com soluções corretivas, preventivas e de conservação da qualidade ambiental.
Na atualidade registra-se um significativo interesse da sociedade com as questões ambientais. O alto nível de degradação ambiental aponta para o agravamento dos problemas sócio-ambientais, resultante da ocupação e usos desordenados do solo, da água e das florestas em decorrência da concentração de ações amtropicas como aumento das populações humanas ou animais.
Desenvolver metodologias e ações para mitigação dos graves problemas ambientais e preservação dos meios bióticos naturais, soluções tecnológicas, energéticas e de gestão ambiental nas esferas pública e privada, são premissas da Gestão Ambiental.
Para isso existem varias formas para atingir os objetivos como :seminários, palestras, encontros e curso on-line de Gestão Ambiental com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento, a melhoria do meio ambiente na região, no município e no estado, na perspectiva de rever conceitos e costumes visando construir novas práticas sociais com ênfase na Gestão Ambiental, e qualidade dos recursos naturais.
O curso on-line de Gestão Ambiental tem como objetivo oportunizar a inserção de profissionais no mercado de trabalho, com foco nos fundamentos e no gerenciamento das questões ambientais. Intensificar a integração empresa-escola, apoiado em atividades com exemplos práticos e em situações reais do setor produtivo e de serviços, otimizando o uso dos recursos naturais.O tecnólogo em Gestão Ambiental poderá atuar na área de controle da qualidade ambiental, em órgãos governamentais e não governamentais (ONGs), indústrias, empresas de serviços, consultorias e prefeituras municipais, com competência e habilidades para o planejamento e desenvolvimento sustentável, com fundamentos na moderna tecnologia aplicada ao meio ambiente, implementando tecnologias limpas e novos modelos com vistas à melhoria da qualidade de vida, de saúde, de segurança e de manutenção da biosfera.

Nenhum comentário: