Reflexão do dia 5 de junho e nossa Responsabilidade ambiental (Lizaldo Vieira)
Na natureza, tudo tem a ver com tudo.
Entretanto, a humanidade não pensa dessa forma. Primeiro, acredita que a natureza é infinita onde os recursos são inesgotáveis. Segundo, imagina que as outras espécies são completamente inúteis. Terceiro, conclui que, entre as espécies úteis, só os humanos são mais úteis que os demais seres.
Nos últimos 50 anos, a produção mundial de alimento triplicou, a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões, o mesmo acontecendo a televisores, geladeiras, chuveiros elétricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, videocassetes, CDs, parabólicas, isopor, descartáveis, transgênicos produtos petis etc. As riquezas produzidas, nesse período, quintuplicaram. No entanto as desigualdades sociais só tem aumentado.
Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbônico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais.
Maravilha-nos esse progresso, mas as gerações futuras talvez lamentem o quanto se destruiu para isso. Enquanto hoje o ser humano tem mais bens, é mais pobre em recursos naturais. A tecnologia nos dá a falsa impressão de que estamos no controle. Por isso, é bonito ser moderno. Feio é ser natural.
Porém, a tecnologia é ruim quando nos afasta da natureza. Só mudaremos isso quando nos reaproximarmos do mundo natural. Afinal, embora uns ainda não aceitem, o homem é natureza. Com base no texto de C. Lemos da Costa.
No dia mundial do meio ambiente ao invés de fazer de conta que a degradação ambiental não lhe afeta, faça algo que possa reduzir a agressão ao meio ambiente. Limpe a consciência, tome providências, faça a sua parte. A natureza e sua vida agradecem.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário